segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Filhos e dever de casa!


Fonte: Google Imagens
Quando nossos filhos começam a trazer dever do colégio para fazer em casa é fundamental a presença dos pais para acompanhar, orientar as crianças em eventuais dúvidas. Não é uma tarefa fácil, afinal de contas não temos a didática dos professores, mas precisamos estar junto deles neste momento de descoberta do novo e também dispostos a ajudar. 

Muitos pais confundem isso com "fazer o dever pelo filho", quem faz isso não está contribuindo em nada para o crescimento do seu filho, pelo contrário, está sabotando este processo.  

Ajudar o filho na lição de casa não é dar respostas prontas a ele. "O certo é apenas apontar caminhos para que a criança descubra soluções próprias", alerta a professora Cristina. (trecho retirado da reportagem da Revista Crescer, aqui)

 Para aquelas mães (ou pais) que exigem um dever de casa completamente certo, fica o alerta: o erro também faz parte da aprendizagem, e através dele que a criança irá aprender se o que está fazendo está correto ou não. Ainda segundo a reportagem citada acima é importante uma rotina de estudos, ou seja: " (...) significa estipular horários e um local adequado para ela estudar. "Assim, ela aprende a se organizar melhor (...)".

 A criança precisa ter mesa e cadeira confortáveis, o material necessário para a lição e um ambiente tranqüilo, arejado, com boa iluminação e o mínimo de interferências externas. O horário varia conforme o ritmo do aluno. Alguns preferem e conseguem fazer a lição assim que chegam da escola. Outros precisam de um refresco, descansar um pouco. Não importa, o necessário é criar uma rotina.(trecho retirado da reportagem da Revista Crescer, aqui)

Algumas dicas: 

- Local bem arejado, bem iluminado e de preferência longe de local de grande circulação de pessoas na casa e distante de brinquedos, televisão e som;

- Cadeira confortável e mesa na altura ideal para a criança;

- Use organizadores para separar os materiais e deixar sempre a mão quando precisar (lápis de cor, régua, canetinha, compasso etc).

Fonte: Google Imagens




- Monte um horário de estudos. Aqui em casa nós seguimos o horário da escola, o que ela estudou no dia é revisto em casa (junto com o dever de casa) e já fazemos uma leitura do material que será estudado no dia seguinte;

- Faça do momento de estudo do seu filho algo prazeroso, assim ele sempre irá encarar isso como algo bom de fazer e, a tendência, é que cada vez menos dependa da sua orientação/ajuda.

- Estimule a independência (se já percebeu que ele domina determinado assunto, por exemplo), deixe ele fazer sozinho e diga que acredita nele, isso vai gerar confiança;

-  Estímule a leitura (um grande aliado nos estudos), converse, se interesse pelo seu dia na escola, as coisas que aprendeu, o que viu de novo, o que sentiu dificuldade, seja amigo do seu filho!

- Use a criatividade para tirar dúvidas, estude junte, aprenda junto e permita-se aproveitar estes momentos de crescimento ao lado do seu filho. Poderá ser difícil e trabalhoso, mas o resultado final é gratificante, vale a pena!

Para ler mais sobre o assunto:

- Acerte no canto de estudos (dicas de como preparar um espaço só para isso!)




Espero que tenham gostado do post!
Bjos e até a próxima!
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...